Vídeos:
Maria Helena Rosas Fernandes - Celebração (2006)
Concerto realizado em agosto de 2019 na Fundação de Educação Artistica. Maria Helena Rosas Fernandes: Celebração I - O cântico das criaturas II- As oferendas da terra III - Comunhão Quarteto Boulanger: Jovana Trifunovic, violino Flávia Motta, viola Lina Radovanovic, violoncelo Ayumi Shigeta, piano
‘O mundo mágico da pequena Apoanã’ - Maria Helena Rosas Fernandes - Encontros com a Música
‘O mundo mágico da pequena Apoanã’ - Maria Helena Rosas Fernandes (1933) - Solo: Otávio Quartier Esta ação foi produzida com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020).
Maria Helena Rosas Fernandes: Palácio dos Guarantãs (Trio de Cordas da OpensoundOrchestra)
A OpensoundOrchestra é um coletivo de proeminentes músicos de Moscou especializado em música contemporânea fundado por Stanislav Malyshev e Olga Kalinova. "Open Sound" vem da abertura para a nova música e novas formas de apresentá-la para o público, num repertório de exploração sonora e diálogo com o barroco, o classicismo, o teatro e o cinema. A orquestra tem se dedicado sobretudo a cooperar com compositores russos, como Gabriel Prokofiev, Pavel Karmanov, Kirill Richter e Dmitry Selipanov.
Maria Helena Rosas Fernandes - Dualismo II (Marina Spoladore e Cristiano Vogas, 2 pianos)
Dualismo II, de Maria Helena Rosas Fernandes, interpretado por Marina Spoladore e Cristiano Vogas, 2 pianos. 0:00 I. Do micro ao macro 2:13 II. Do macro ao micro 5:29 III. Dualismo Nossos agradecimentos especiais à compositora e aos intérpretes.
Um amor que o vento não levou - Encontros com a Música
Sinopse: Após o primeiro encontro ocorrido em janeiro de 1952, Cláudio Fernandes e Maria Helena Rosas Fernandes se reencontram cinco anos mais tarde, na rua Paissandu, no Rio de Janeiro e a partir daí, começam uma história de amor, que durará por mais 50 anos. O romance é mantido a princípio com uma correspondência de duas cartas semanais e três encontros anuais, consolidando-se com o casamento em 1º de outubro de 1960. O grande afeto, o trabalho, o estudo, sempre pautou a vida do casal, que nos anos que se seguiram, só viram sedimentados o estreito relacionamento que os uniu.
Maria Helena Rosas Fernandes – Dawawa Tsawidi (Choro de alegria ou de saudade)
Maria Helena Rosas Fernandes – Dawawa Tsawidi (Choro de alegria ou de saudade) Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz conducted by Miguel Campos Neto November 23, 2017, Theatro da Paz, Belém, Pará, Brazil.
Maria Helena Rosas Fernandes - Vales (Sylvia Maltese, piano)
Vales (I. O vale do amor; II. O vale da dor; III. O vale da paz), de Maria Helena Rosas Fernandes, interpretada por Sylvia Maltese (a quem a obra é dedicada).
Maria Helena Rosas Fernandes: Modinha & Polca, para piano (Kalina Baharova)
Maria Helena Rosas Fernandes (1933). Modinha (1975), para piano [00:06] Polca (1974), para piano [01:06] Kalina Baharova, piano Gravadas em Sófia, Bulgária, em fevereiro de 2021, para o 2° Festival de Música Clássica Brasileira na Bulgária, realizado em parceria com a Academia Nacional de Música "Prof. Pancho Vladigerov" e a Embaixada do Brasil em Sófia. Projeto gráfico: Angélica Batista Delespinasse/DB Criativos
Dualismo 2°-DuoTarditi-Maltese -Maria Helena Rosas Fernandes
Compositora: MARIA HELENA ROSAS FERNANDES ,"Dualismo" parte II - Eu e o Kósmos,Duo Tarditi-Maltese,pianistas: PAOLA TARDITI e SYLVIA MALTESE,
Maria Helena Rosas Fernandes - Luciana Soares (2004) Various pianoworks
Maria Helena Rosas Fernandes (Brazópolis, 8 de julho de 1933) Artworks : Oscar Araripe 0:00 : Preludio 1:29 : Valsa
VALSA - Maria Helena Rosas Fernandes | Talitha Peres - piano
Theatro Palace Casino - Poços de Caldas - MG
OSU homenageia os 88 anos da compositora Maria Helena Rosas Fernandes
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) traz neste vídeo uma pequena homenagem à compositora Maria Helena Rosas Fernandes pelos seus 88 anos. A compositora Rosas Fernandes nasceu no dia 8 de julho de 1933 na cidade de Brazópolis, em Minas Gerais. Ao longo de sua carreira atuou também como pianista e regente, tornando-se internacionalmente reconhecida. No ano de 2010 recebeu a comenda Carlos Gomes (2010) e, em 2013, o prêmio da Associação dos Críticos de Arte de São Paulo (2013) pelo conjunto da sua obra musical.
Mosaicos - Maria Helena
Evidenciando o potencial de relevantes personalidades da música erudita, com principal destaque às mulheres nas artes, a jornalista e cantora Jesuane Salvador lança a série documental “Mosaicos”